Alunos da rede municipal repercutem cuidados contra a dengue

Escola envolvida
Ascom

O  Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Prefeitura de Canavieiras, por meio das Secretarias da Saúde e Educação, vem pondo em prática os ensinamentos dados pelos técnicos, nas salas de aula. E o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti!”, está sendo levado às ruas por professores e alunos, mostrando os cuidados que se deve ter com o mosquito Aedes aegypti.

Nesta sexta-feira (18), a mobilização contra o mosquito Aedes aegypti está sendo realizada na Colégio Paulo Freire, anexo do Nível Fundamental II, no povoado de Pimenteira. “Os professores e alunos saíram às ruas mostrando cartazes com dizeres para mobilizar a comunidade, alertando sobre os cuidados para evitar doenças com a dengue, zica e chikungunya”, disse a coordenadora pedagógica Adil Souza de Oliveira. 

Segundo o prefeito Almir Melo, numa demonstração prática, os alunos das escolas da rede municipal de Canavieiras dão exemplos aos adultos de como manter a área de suas casas livre de focos de mosquitos. “A limpeza constante da área, retirando materiais onde os mosquitos possam proliferar é a principal forma de prevenção, cuidando sempre para não deixar água acumulada, inclusive nos reservatórios, conhecidos como caixas d’água”, alertou Almir.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Helma Valiense,  através do projeto, os agentes de Combate a Endemias (ACE) visitam as escolas para exibir vídeos educativos. Eles também criam ambientes simuladores e orientam os alunos e professores a respeito da prevenção e do combate ao mosquito transmissor.

O Programa Saúde na Escola tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens.

O PSE atua com os estudantes da educação básica, gestores e profissionais de educação e saúde e a comunidade escolar. São realizadas avaliações de saúde bucal, saúde ocular, além da promoção de capacitações e grupos de discussão sobre temas como alimentação, uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.